Dentro em breve vai aprender a ler, a escrever, a contar... e aos poucos tornar-se cada vez mais autónomo. É natural que esta nova etapa implique algumas mudanças. Uma delas poderá ser a de começar a ir sozinho para a escola.
Compete-lhe a si a enorme responsabilidade de o preparar para esta nova fase. O trajecto casa/escola/casa não se deve transformar num risco acrescido para a integridade física do seu filho.
A educação rodoviária deve começar o mais cedo possível. Ensine, com antecedência, ao seu filho as normas básicas de segurança rodoviária! Incutalhe comportamentos defensivos de forma a que ele esteja apto a desenvolver defesas num meio, como a via pública, que lhe é adverso e que não foi concebido tendo em atenção as características psicofisiológicas que lhe são próprias.
Se o seu filho vai para a escola a pé...
Na idade do início da escolaridade a criança já sabe distinguir a faixa de rodagem do passeio. Este é um bom princípio... mas não é suficiente!
Há que saber utilizá-los da forma mais segura. Reforce sempre: os passeios são para os peões e a faixa de rodagem para os veículos, só devendo ser utilizada pelos peões no seu atravessamento.
Antes mesmo do início das aulas, procure fazer com o seu filho o percurso casa/escola/casa, várias vezes. Não escolha um caminho pouco frequentado, mesmo que seja o mais curto, porque as crianças, sobretudo as mais solitárias, podem deixar-se levar pelos seus devaneios, colocando-se em situações de perigo. Por outro lado, os condutores estarão mais atentos e prevenidos se virem várias crianças no mesmo trajecto.
Sempre que possível:
- Escolha vias com passeios, de preferência, largos.
- Escolha, sempre que possível, vias onde existam passagens de peões assinaladas e semáforos a regular a travessia dos peões.
- Evite vias com veículos estacionados.
Ensine o seu filho a caminhar sempre pelo passeio, o mais longe possível do lancil e se o levar pela mão, lembre-se que ele deve circular sempre pelo lado de dentro, perto dos prédios.
Se não houver passeios, explique-lhe que deve circular ainda com mais atenção e que deve seguir pela berma do lado esquerdo e numa única fila se for em grupo, sempre de frente para os veículos, de forma a ver o trânsito. No caso de ver um veículo a aproximar-se, deve encostar-se o mais possível à esquerda, afastando-se, assim, da faixa de rodagem.
Se o seu filho tiver que circular de noite, vista-lhe roupas claras e coloque-lhe alguns adereços reflectores. Desta forma os condutores poderão vê-lo melhor.
Uma das principais situações de perigo é o atravessamento da faixa de rodagem. A forma de o fazer com mais segurança deve ser objecto de um ensino paciente e persistente para que a aprendizagem dos comportamentos a adoptar fique bem interiorizada.
As etapas do desenvolvimento físico e psicológico da criança cumprem-se uma após outra, sem ser possível abolir nenhuma delas, pelo que é necessário ensiná-la a proteger-se, incutindo-lhe comportamentos defensivos que tenham em atenção o seu grau de desenvolvimento e a sua capacidade de assimilação.
Lembre-se sempre que a criança ainda não tem as capacidades para avaliação das distâncias e das velocidades suficientemente desenvolvidas. Um veículo que já se encontra perto pode parecer à criança que ainda está longe, a uma distância que lhe permite atravessar sem risco. Por outro lado, o campo visual da criança é menor do que o dos adultos, pelo que a amplitude da sua visão é menos abrangente. Do mesmo modo, a menor estatura da criança faz com que muitas vezes ela não seja vista pelos condutores, principalmente se atravessar a faixa de rodagem passando entre veículos estacionados. Neste caso prepare o seu filho para que, quando se encontrar nesta situação, o faça com o maior cuidado e a maior segurança possível: colocando-se nos limites exteriores dos veículos estacionados e olhando bem para os dois lados, de modo a ver o trânsito que se aproxima e a ser visto pelos condutores e, como sempre, só atravessar depois de se certificar que o pode fazer sem perigo.
Ensine o seu filho a atravessar em locais com boa visibilidade para ambos os lados, de forma a melhor ver e ser visto.
É fundamental insistir com o seu filho para que ele proceda correctamente quando atravessar a faixa de rodagem. Explique-lhe a necessidade de…
Olhar para a esquerda, depois para a direita e novamente para a esquerda e só atravessar depois de se certificar de que não se aproxima nenhum veículo.
Faça estes movimentos com ele de forma constante e repetida. A criança adquirirá e assimilará inconscientemente estes hábitos. Dê o exemplo e repitalhe estes movimentos até serem interiorizados.
Ensine-o a atravessar na perpendicular pois, assim, o tempo de exposição ao risco será menor e sem correr, diminuindo, desta forma, a probabilidade de queda.
Sempre que existam passagens para peões o atravessamento deve ser feito nesses locais, mesmo que para isso seja necessário andar mais um pouco. É que nestas situações os condutores devem ceder a passagem aos peões que já tenham iniciado a travessia. Todavia, como sabe, existem condutores distraídos, portanto há que tomar, mesmo nas passadeiras, as necessárias precauções: olhar para a esquerda, olhar para a direita e novamente para a esquerda e só atravessar depois de se certificar que o pode fazer sem risco.
Se na passadeira existirem semáforos, os sinais devem ser respeitados. Ensine ao seu filho que só deve atravessar quando o sinal para os peões estiver verde e mesmo assim com atenção, principalmente aos veículos que vão entrar nessa via após uma mudança de direcção... também aqui pode acontecer que alguns condutores menos atentos avancem sem ceder a passagem aos peões que se encontrem a atravessar a faixa de rodagem. Informe o seu filho dessa possibilidade e diga-lhe que, nesses casos, deve deixar passar os veículos em primeiro lugar.
Se o seu filho vai para a escola de automovél...
Tenha sempre presente que a entrada ou a saída no veículo deve ser sempre feita pelo lado do passeio. Antes de iniciar a marcha, verifique se a porta está bem fechada.
Transporte sempre o seu filho devidamente protegido por um sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.
Explique ao seu filho que as suas brincadeiras não devem perturbar a visibilidade, a concentração e a mobilidade do condutor e também que não deve colocar a cabeça ou os braços fora do veículo.
Quando parar o carro junto à escola, faça-o de maneira a que o seu filho não tenha de atravessar a faixa de rodagem e possa sair sempre pelo lado do passeio.
Atenção: Se a idade do seu filho for inferior a 7 anos não pode transportá-lo em motociclos ou ciclomotores. Só o poderá fazer a partir dessa idade, mas desde que ele use um capacete de protecção devidamente homologado, adequado ao tamanho da sua cabeça e correctamente apertado. Não se esqueça que neste tipo de veículos a criança está mais exposta aos perigos. Conduza ainda com mais precaução.
Nas bicicletas é proibido o transporte de passageiros: não leve o seu filho de bicicleta e explique-lhe que, quando for ele o ciclista, também não deve transportar ninguém.
Se o seu filho vai para a escola em transporte público...
Explique-lhe que deve esperar calmamente pelo transporte na paragem, longe da faixa de rodagem, evitando brincadeiras perigosas. Quando o transporte chegar deve respeitar sua vez, sem correrias.
Durante a viagem, se houver lugares disponíveis, deve sentar-se. Se não for possível, deve segurar-se bem aos varões e evitar colocar-se junto às portas.
Se, ao sair do transporte o seu filho tiver que atravessar a faixa de rodagem para chegar ao seu destino, explique-lhe que só o deve fazer após aquele se ter afastado. Só desta forma pode ver os veículos que se aproximam e ser visto pelos seus condutores, atravessando, assim, com maior segurança. No caso de existir uma passagem de peões nas proximidades explique-lhe que deve utilizá-la.
Mas mais do que as palavras, são os actos que contam... Para os filhos, os pais constituem referências e modelos que procuram copiar.
Seja um peão responsável e cumpridor das regras e normas de segurança rodoviária.
Seja um bom exemplo para o seu filho.
Fonte: ANSR